Quixeré Investe no melhoramento genético do rebanho da Agricultura familiar

O Titular da pasta Miécio Almeida esclareceu que a Secretaria de Agricultura fornece todo material genético sem custo para o produtor 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, mais de 70% de todo alimento que chega à mesa do povo brasileiro, é produzido em pequenas propriedades que emprega a mão-de-obra familiar, reconhecendo a importância da produção local para a economia do município, bem como sua fragilidade, o Secretario de Agricultura de Quixeré Miécio Almeida, propôs ao prefeito Bessa, implantar um programa de assessoria técnica agropecuária junto aos agricultores do município.

Miécio Almeida secretario municipal

Reconhecendo a relevância do projeto, o Gestor de pronto “comprou” a idéia. Uma vez formada a equipe, composta por técnicos em agropecuária, agrônomos e médicos veterinários, o secretário Miécio, apresentou em um evento a proposta aos pequenos produtores do município.

Em função da limitação de estrutura, a equipe elegeu como ação de destaque a inseminação artificial, visto que essa prática, além de melhorar o potencial genético do rebanho, incrementa a capacidade produtiva leiteira, garantido dentre outros ganhos, adicional na renda familiar. A primeira ação, segundo o técnico em agropecuária Paulo Santiago, foi sensibilizar o agricultor quanto a importância do melhoramento do suporte forrageiro, e a reserva estratégica em função do risco constante de estiagem. O projeto piloto de inseminação artificial, começou há um ano, com 10 pequenos produtores que passaram a receber visitas e orientação técnica sistematicamente. O agricultor Francisco Ransivaldo Oliveira o Dim, que participa do piloto, tem uma de suas vacas inseminado pelo médico veterinário Jr Martinscontratado pela prefeitura para cuidar da sanidade animal do município.

O agricultor Dim, recebeu a reportagem da TV Jaguar, para mostra a primeira bezerra nascida em seu sítio, fruto do procedimento feito pelo veterinário da prefeitura da Quixeré. ”Estou muito satisfeito, hoje tá com seis dias que a vaca pariu e a bezerra parece que tem um mês,” expressou o produtor.

Miécio Almeida esclareceu que a Secretaria de Agricultura fornece todo material genético sem custo, viabilizou várias capacitações, onde 10 agricultores aprenderam a técnica de inseminar, “Já temos dois fazendo inseminação e esperamos que em breve os demais desenvolvam suas habilidades” o secretário defende que o procedimento seja feito por um dos membros da família, assim, aumenta a chance de sucesso e longevidade do projeto. Arrematou.

Por: Marfreitas

fonte : TV Jaguar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s