Em Fortaleza, chove 82 milímetros em quatro horas

Trovoada assustou moradores. Na foto: raio no Papicu

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva de 82 milímetros em Fortaleza, de 5h às 9 horas deste sábado, 28, segundo assessoria de imprensa do órgão.Até meio dia foram 148 milímetros de chuva.

Segundo informações das Plataformas de Coletas de Dados (PCDs) automáticas que a Funceme acessa, na Capital o maior registro de chuva aconteceu no bairro Edson Queiroz, com 82 mm de precipitação entre 5h e 9h da manhã.

As redes de detecção de descargas atmosféricas computaram um total de 97 descargas atmosféricas que atingiram o solo entre às 7h até às 11h, segundo o grupo de Eletricidade Atmosférica, do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (Elat/INPE).

Já a rede convencional de pluviômetros mostrou que choveu também em outros 29 municípios cearenses, em regiões com o Cariri, Inhamuns e Ibiapaba. O maior registro nos pluviômetros convencionais foi em Crateús, com 47 mm até às 7h da manhã.

Também chove forte em Maracanaú (43 mm), Maranguape (38,8 mm), Nova Russas (38,5 mm) e Pacatuba (33,2 mm).

A Funceme informa que o temporal deste sábado constava na previsão do tempo elaborada nos dias anteriores e foi provocado pela combinação de dois sistemas atmosféricos: o primeiro, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, típico da pré-estação chuvosa, cuja atuação no Nordeste brasileiro já dura duas semanas, trazendo algumas chuvas isoladas ao Ceará; o segundo sistema são as chamadas Ondas de Leste, que atuam mais comumente nos meses de junho e julho, mas foi responsável pela intensificação das precipitações, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza.

A previsão para este sábado é de céu com nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões cearenses no decorrer do dia.

A previsão do tempo para o restante do dia é de céu nublado e pancadas de chuva em todas as regiões cearenses. A Funceme esclarece ainda que os dois sistemas que provocaram as chuvas de hoje não têm relação com a quadra chuvosa no Ceará e informa que o prognóstico climático para a estação de chuvas em 2015 será elaborado e divulgado somente na segunda quinzena de janeiro.

Defesa Civil

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Cristiano Ferrer, informa que as ocorrências de alagamentos se concentram principalmente nas Regionais 2, 4 e 6, por conta de bocas-de-lobo obstruídas com lixo. “É essencial o apoio da população nesse sentido, porque não é todo dia que a Emlurb faz a coleta”, diz Ferrer.

No Morro Santa Terezinha, houve deslizamento de terra, o que bloqueou trilho do VLT, nas proximidades do Iate Clube. Uma das faixas, que vai da Via Expressa ao Mucuripe, ficou interditada. Segundo o morador Joaquim Pereira, 30 anos, a terra cedeu entre 6 e 7 horas. De acordo com Cristiano Ferrer, não houve feridos. “A via ficou totalmente comprometida, mas uma das faixas foi liberada. A previsão é que seja liberado em duas horas.

Trânsito

De acordo com a gerente do Controle de Tráfego em Tempo Real (CTAFOR), da AMC, Juliana Coelho, de 5h30min até 11 horas de sábado, houve registro de 16 semáforos apagados em Fortaleza, o que “representa menos de 3% de semáforos da cidade”, que conta com 702 equipamentos. Neste momento, dez semáforos permanecem apagados. De acordo ainda com Juliana, as ocorrências se concentraram principalmente no Meireles e Aldeota.

“O problema decorre de um surto de tensão na rede de energia”, explica a gerente do CTAFOR. Cruzamentos prejudicados contam com agentes de trânsito da AMC. A previsão é que os equipamentos que ainda apresentam problema sejam normalizados até 13 horas.

Raios
A Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que, neste sábado, não poderá informar ocorrências relacionadas à chuva, tais como raios e quedas de energia, pois as equipes ainda estão em campo. O balanço só poderá ser informado na próxima segunda-feira, segundo a assessoria.

fonte Redação O POVO Online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s