LAGOINHA E ÁGUA FRIA ENTRAM NO MAPA DA COMUNICAÇÃO DIGITAL EM QUIXERÉ

Estando em fase de testes, o distritos de lagoinha em Quixeré já dispõe de internet 3G e área de celular da operadora “Vivo”

O Governo do Estado do Ceará, através da SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura) está levando o serviço de telefonia e internet 3G as vilas e distritos rurais do Ceará. O projeto prevê a implantação de torres da nova tecnologia em 475 distritos por 145 municípios cearenses até o fim do ano de 2016. Pelo menos 40 torres deverão estar em pleno funcionamento até o fim de 2014, e mais 45 até o fim do mês de fevereiro de 2015. Segundo o cronograma, as demais serão instaladas antes do término de 2016.

O decreto 31.499, de 24 de março de 2014, regulamentou a lei que dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal às empresas prestadoras de serviços de telefonia móvel que investirem no setor em localidades onde o serviço ainda não chegou. O programa é coordenado pela Seinfra, e a operadora que fará o fornecimento da rede é a Vivo, que terá o acompanhamento dos técnicos do estado em todo o processo, mediante vistoria técnica, análise do valor do investimento e etc.

A tecnologia implantada nessas regiões é o que há de mais novo no mundo das telecomunicações sem fio. Nas novas torres estão sendo instalados equipamentos compatíveis com a tecnologia 3G no padrão UMTS (Universal Mobile Telecommunication System), terceira geração dos celulares, oferecendo maior qualidade na telefonia e navegação.

Na região do médio Jaguaribe, a telefonia Vivo já está em fase de teste em pelo menos 2 dos mais populosos distritos. Em Lagoinha, que fica localizada no auto da Chapada do Apodi, no município de Quixeré, onde impera o agronégocio e no Distrito de Flores, em Russas, na várzea do Rio Jaguaribe, onde fica localizado o maior polo produtor de cerâmica vermelha do Vale do jaguaribe, vizinho ao Distrito Irrigado Tabuleiro de Russas.

Nos dois, o sistema de telefonia celular, assim como a recepção de internet aparentam estar de boa qualidade. As populações que antes viviam ilhados da tecnologia de comunicação sem fio, hoje comemora a satisfação de estar de portas abertas para o mundo através da telefonia móvel e da rapidez da internet 3G.

Veja outras cidades e distritos do Vale do Jaguaribe que já receberam ou receberão torres da Vivo 3G, até 2016.

Alto Santo: Castanhão.

Aracati: Barreira dos Vianas, Cabreiro, Mata Fresca e Santa Tereza.

Banabuiú: Pedras Brancas, Rinaré, Sitiá e Estrela.

Fortim: Barra, Maceió e Viçosa.

Ibicuitinga: Açude dos Pinheiros, Chile e Viçosa.

Icapui Ibicuitaba.

Iracema: Bastiões e Ema.

Jaguaribe: Feiticeiro e Nova Floresta.

Jaguaruana: Borges, Santa Luzia e São José do Lagamar.

Limoeiro do Norte: Bixopá.

Morada Nova: Aruaru, Boa Água, Juazeiro de Baixo, Lagoa Grande, Pedras, Roldão e Uiraponga.

Pereiro: Crioulos.

Quixeré: Agua Fria, Lagoinha e Tomé.

Russas: Bonhu, Flores, Peixe e São João de Deus.

Tabuleiro do Norte: Olho-d’Água da Bica e Peixe Gordo.

Deixe um comentário