POLICLÍNICA DE LIMOEIRO: Cinco casos de câncer de mama diagnosticados

A unidade foi inaugurada em abril deste ano e já realizou 169 ultrassonografias mamárias

Por enquanto, a policlínica de Limoeiro do Norte não está fazendo mamografia, já que o aparelho chegou no fim do mês de setembro e precisa passar por algumas etapas de instalação
FOTO: ELLEN FREITAS

Limoeiro do Norte. Foram cinco cânceres de mama diagnosticados na policlínica deste município nos últimos cinco meses. Diante do diagnóstico e da importância da prevenção, esta unidade de saúde vem realizando, ao longo do Outubro Rosa, mês voltado para com combate à doença no mundo, um trabalho junto aos pacientes da 10ª Regional de Saúde. Na próxima quinta-feira, dia 30, haverá palestra de encerramento com a mastologista Adriana Costa.

As atividades estão voltadas para mulheres e destacam a importância de se conhecer os sintomas da doença e do autoexame preventivo, que pode detectar o câncer ainda em fase inicial. “A programação que segue até o dia 30/10, é uma culminância do trabalho que realizamos todos os dias, de conscientização e atenção às mulheres com suspeita da doença que chegam até a unidade”, explicou o diretor da policlínica, Arelone Andrade.

São abordados temas de educação e saúde, com viés intersetorial, envolvendo diversos profissionais, como enfermeiras, nutricionistas, psicólogas e mastologistas. As atividades direcionadas foram realizadas às quintas- feiras e terá no encerramento um café da manhã seguido de palestra. “Mesmo assim, durante todos os dias, fazemos o acolhimento dos pacientes falando um pouco da doença, mostrando como ela atinge as mulheres e como é fundamental o auto exame”, acrescentou o diretor.

Outro ponto abordado, segundo ele, é a temática medo versus diagnóstico, que é orientada pelo psicólogo da unidade. “Muitas vezes, as mulheres fazem o auto exame, identificam um pequeno nódulo mas, com medo de ser o câncer, não procuram a unidade de saúde. Estamos alertando que, quanto mais cedo o tumor for detectado, mais chances de cura terá a paciente”.

A policlínica é uma unidade de atenção secundária, com serviço ambulatorial especializado. A atenção primária é dada no Programa Saúde da Família (PSF), de onde são encaminhadas as solicitações para os exames com especialistas. A policlínica foi inaugura no final de abril deste ano e, durante esses quase seis meses, foram realizados 169 exames de ultrassonografia mamária e 14 exames de Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF), que é realizado quando o tumor encontrado na mama precisa de biópsia.

“Por enquanto não estamos fazendo mamografia porque o aparelho chegou no final do mês de setembro e precisa passar por algumas etapas de instalação. Acreditamos que, por volta do dia 15 de novembro, possamos começar a agendar os exames”, disse Andrade, lembrando que o aparelho é importante para identificar o tamanho e estágio dos tumores.

As pacientes diagnosticadas com câncer de mama seguem para atenção terciária na macrorregião de Fortaleza, que responde pelas três regionais de saúde do Vale do Jaguaribe. “Já com o diagnóstico da doença, elas podem seguir para o Grupo de Educação em Oncologia do Estado do Ceará (Geon), Instituto de Câncer do Ceará (ICC) ou Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPCC), que são as unidades de referência no tratamento da doença”, complementou o Diretor.

A policlínica regional de Limoeiro do Norte atende aos municípios de Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Pereiro, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte, totalizando mais de 220 mil pessoas, em mais de 10 especialidades.

Mais informações
Policlínica Judite Chaves Saraiva
Rua Napoleão Nunes Maia, S/N, bairro José Simões
Limoeiro do Norte-CE
(88) 3423 4938

Ellen Freitas
Colaboradora

FONTE DN

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s