NOVO FRACASSO: Com Castelão lotado, Fortaleza empata com o Macaé e é eliminado da Série C

Tricolor pressiona, mas esbarra na defesa carioca, fica no 1 a 1 e vê o sonho de retornar à Série B adiado mais uma vez diante da torcida

Fortaleza saiu atrás, buscou empate, mas não conseguiu virar e foi elminado pelo 1 a 1 com o Macaé
FOTO: NATINHO RODRIGUES

A agonia de 1.799 dias se prolongará por ao menos mais um ano. O Fortaleza tentou, pressionou e buscou a vitória, mas esbarrou no sistema defensivo do Macaé e teve o sonho de subir para a Série B do Campeonato Brasileiro mais uma vez adiado. Diante de mais de 60 mil pessoas no Castelão, o Tricolor empatou por 1 a 1 com o time carioca, neste sábado (25), pelo jogo de volta das quartas de final da Série C, e foi eliminado.

Com três atacantes – Waldison, Robert e Ricardo Lopes – e casa cheia, o time deMarcelo Chamusca teve maior posse de bola e mais presença no campo de ataque, mas poucas chances reais de gol – bastava uma vitória simples pelo acesso. No final do primeiro tempo, o volante Juba marcou para o Macaé e complicou a vida do Leão. Na etapa final, o Fortaleza pressionou ainda mais e conseguiu empatar com Waldison, mas não alcançou o placar necessário para se classificar.

> Arena Castelão tem quebra-quebra após eliminação

Empolgada com a possibilidade de acesso à Segunda Divisão, a torcida do Leão comprou os ingressos para a partida com antecedência e lotou o Castelão com recordes de público e renda da Arena Castelão: 62.525 pagantes e R$ 1.981.117 – superou os números de Ceará x Sport, pela decisão da Copa do Nordeste deste ano. Os tricolores fizeram um mosaico no estádio inteiro, com a frase “Leão, vamos vencer”, mas a festa terminou em decepção – a exemplo de 2013, quando o estádio lotado viu o Sampaio Corrêa arrancar empate e eliminar o Fortaleza.

Rebaixado no dia 21 de novembro de 2009, o Tricolor bateu na trave mais uma vez e disputará a competição pelo sexto ano consecutivo em 2015. Após as quedas ainda na primeira fase em 2010 e 2013 e o quase rebaixamento em 2011, o time do Pici volta a ser eliminado nas quartas de final – a fase decisiva para subir para a Série B -, assim como em 2012, diante do Oeste. Eliminado da Série C, o Leão só voltará a jogar no próximo ano.

O Macaé, por sua vez, consegue o acesso após também fracassar três vezes no mata-mata em quatro anos. O time carioca usou o empate sem gols no jogo de ida a seu favor no Castelão e se postou bem na defesa, contendo as investidas do Fortaleza. Classificado, a equipe do técnicoJosué Teixeira enfrentará CRB ou Madureira na semifinal da Terceira Divisão, nos dias 2 e 9 de novembro.

O jogo

Com a necessidade da vitória para chegar à Série B, o Fortaleza começou a partida com posse de bola e presença no campo de ataque, enquanto o Macaé tentava controlar a pressão. Com a barreira defensiva no meio-campo, o time mandante tentava jogadas pelas laterais com Tiago Cametá e Fernandinho, mas sem sucesso.

Aos 12 minutos, Robert recebeu passe em profundidade no lado esquerdo do ataque e cruzou rasteiro para Ricardo Lopes, novidade na escalação, que chutou à esquerda da meta alvianil. Oito minutos depois, foi a vez de Waldison arriscar chute de longa distância e obrigar Milton Raphael a defender em dois tempos. Aos 26, Marcelinho Paraíba cobrou falta de longe, e o goleiro do Macaé fez nova defesa.

Somente aos 32 minutos, o time visitante conseguiu encaixar o primeiro contra-ataque. O camisa 10 Bruno Alves partiu em velocidade e chutou rasteiro de fora da área para a defesa de Ricardo. Aos 45, quando o primeiro tempo se encaminhava para um empate sem gols, o Macaé surpeendeu: em rápido contra-ataque, Bruno Alves chutou cruzado sem força, Ricardo falhou e espalmou para o lado, e o volante Juba deu um carrinho para mandar a bola para o fundo das redes e abrir o placar.

Com a derrota parcial, o Fortaleza voltou ainda mais ofensivo para o segundo tempo. O time carioca, porém, manteve a forte marcação no sistema defensivo e segurou a pressão tricolor. A cada minuto, aumentava a agonia em busca de dois gols para conseguir a vaga na Série B do próximo ano.

Aos 19 minutos, Fernandinho bateu escanteio, Waldison resvalou de cabeça, e Marcelinho Paraíba concluiu de frente para o gol, mas a bola foi para fora. O técnico Marcelo Chamusca mexeu na equipe para tentar deixá-la mais veloz e vertical, mas as substituições surtiram pouco efeito prático.

A partir dos 30 minutos, o Tricolor passou a jogar contra o relógio para marcar ao menos dois gols e pressionou bastante, mas esbarrou no goleiro Milton Raphael. Aos 31, Waldison recebeu cruzamento de Erick Flores e cabeceou na rede pelo lado de fora. Aos 35, o fio de esperança do Leão: Robert recebeu lançamento na área, girou e chutou na trave; na sobra, a bola voltou para a área, e Fernandinho tocou para Waldison, que, de frente para o gol, chutou para empatar a partida e inflamar o Castelão com mais quinze minutos de jogo pela frente.

O time carioca tentou responder rápido, aos 38 minutos, quando Marquinho invadiu a área pelo lado direito, chutou cruzado e Ricardo defendeu em dois tempos – em lance semelhante ao do gol.  Aos 42, Corrêa cobrou falta com efeito direto para o gol e viu Milton Raphael fazer bela defesa.

Antes do apito final, já sem Erick Flores, expulso, o Fortaleza ainda teve três grandes chances. Aos 43, após rebote de cobrança de escanteio, Genílson chutou da entrada da área, e a bola bateu no travessão. Na sobra, o Tricolor tentou de novo, e Milton Raphael defendeu. Dois minutos depois, Robert tocou de cabeça, Waldison chutou, e o camisa 1 do Macaé fez nova defesa.

O time carioca ainda teve Diego e Bruno Alves expulsos, mas conseguiu conter a pressão do Tricolor e garantir o acesso à Série B. O Castelão, lotado pela torcida, dividiu-se entre o silêncio e a revolta, com cadeiras quebradas e objetos jogados no gramado. Com uma bela festa antes e durante a partida – com direito a um mosaico no estádio inteiro -, a torcida, pelo segundo ano consecutivo, deixou o estádio com o time eliminado da Série C e o sonho do acesso adiado.

fonte DN

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s