FIM DE CAMPANHA: Último debate retoma Caso Petrobras

Aécio Neves usou denúncia de ‘Veja’ para abrir o último embate na televisão com a petista Dilma Rousseff

NacionalNacional

São Paulo Tema que permeou toda a campanha presidencial, o suposto caso de corrupção na Petrobras foi um dos pontos principais do debate de ontem entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) na TV Globo, o último antes das eleições de amanhã. Os dois candidatos voltaram a travar um embate acirrado, em que a troca de acusações se sobrepôs à apresentação de propostas.

Em uma postura clara de ataque devido à desvantagem nas pesquisas, o tucano acusou a rival de patrocinar a “mais sórdida das campanhas eleitorais”. Ele também rebateu a afirmação da adversária de que irá acabar com programas sociais.

Até o mensalão do PT e o mensalão tucano, escândalos envolvendo cada um dos dois partidos da disputa presidencial, foram abordados. Dilma voltou a martelar um de seus motes, o de que os tucanos varreram escândalos para debaixo do tapete quando governaram o país (1995-2002).

Também levou ao debate a crise de abastecimento de água em São Paulo, comandado pelos tucanos, afirmando ser uma “vergonha” a “falta de planejamento do Estado mais rico do país”. Dilma chegou a citar o humorista José Simão, que disse que, graças ao governo tucano, os paulistas precisariam do programa Meu banho, Minha Vida.

O debate da TV Globo – o quarto deste segundo turno e o nono de toda a eleição presidencial – foi realizado um dia depois de as pesquisas Datafolha e Ibope mostrarem Dilma com vantagem numérica e fora da margem de erro sobre Aécio.

Petrobras

Já na primeira pergunta do debate, o tucano abordou as suspeitas de irregularidade na estatal do petróleo. “A senhora sabia, candidata, da corrupção na Petrobras?” Segundo a revista, o doleiro Alberto Youssef disse em depoimento à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, que Dilma e o ex-presidente Lula tinham conhecimento do esquema de desvio de dinheiro na estatal Petrobras.

Dilma afirmou que “Veja” faz “uma calúnia e uma difamação” a ela. “A revista ‘Veja’ não apresenta nenhuma prova do que faz. Eu manifesto aqui a minha inteira indignação. Essa revista tem o hábito de, ao final das campanhas, tentar dar um golpe eleitoral”, disse a presidente. “O povo não é bobo, o povo é sábio. Eu irei à Justiça para defender-me”, afirmou.

Indecisos

No segundo bloco do debate, eleitores indecisos questionaram Dilma e Aécio sobre fator previdenciário, moradia, educação e corrupção. Temas como crescimento da economia e criação de emprego, inflação e financiamento público de campanha também foram abordados.

Na questão da corrupção, Dilma voltou a defender leis que endureçam para punir envolvidos e funcionários públicos que enriquecem sem conseguir explicar a origem do dinheiro.

Aécio, por sua vez, disse que não houve preocupação do PT para que leis mais rígidas fossem criadas para combater os corruptos e os corruptores. “Propostas (sobre combate à corrupção) estavam em tramitação do Congresso Nacional nesses anos. Não houve preocupação do PT no combate”, disse Aécio.

Dilma rebateu dizendo que o PSDB engavetou denúncias de corrupção durante a gestão tucana. “Quem fala é o representante do partido que tinha uma prática de engavetar todas as investigações. De deputado, senador e ministro. Foram todos soltos”, apontou Dilma.

Cearense no debate

Uma das perguntas feitas ao candidato tucano foi lida pela economista cearense Elisabete Timbó, de 55 anos.

Ela questionou que políticas públicas serão adotadas para gerar empregos para “pessoas maduras” e qualificadas que estão fora do mercado de trabalho. O tucano disse que é preciso que o Brasil volte a crescer para que sejam geradas novas vagas para profissionais qualificados.

Último programa

No último programa eleitoral na TV, o PSDB utilizou trechos da matéria da Veja sobre a Petrobras. Por sua vez, a campanha do PT recorreu a atores para rebater as acusações. “Não há nenhuma prova do que a revista diz”, declarou um dos atores.

FONTE DN

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s