Tasso privatizou a Coelce em 1988. Desde então tem sido assim: Energia mais cara em 2015

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) é uma empresa de distribuição e geração de energia elétrica com atuação em todo o estado do Ceará com sede em Fortaleza. Foi privatizada em 2 de abril de 1998 pelo então governador Tasso Jereissati (PSDB). Hoje a energia no Ceará está entre as mais caras do Brasil.

A Coelce foi criada em 30 de agosto de 1971 por meio da Lei Estadual nº. 9.477 de 05/07/1971 a partir da unificação de quatro empresas de distribuição de energia elétrica, então existentes no Estado do Ceará: Companhias de Eletricidade do Cariri – CELCA, Eletrificação Centro – Norte do Ceará – CENORT, Companhia Nordeste de Eletrificação de Fortaleza – CONEFOR e Companhia de Eletrificação do Nordeste – CERNE. Em 2 de abril de 1998, o governador Tasso vendeu a coelce para uma empresa espanhola chamada Endesa.

Prepare o bolso para pagar a energia mais cara em 2015

Os custos da energia no mercado de curto prazo (spot) continuarão altos não somente neste resto de 2014, como também em 2015. Quem informa é o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Isso, por causa dos baixíssimos níveis dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, responsáveis por 70% e 15%, respectivamente, por toda geração de energia.

Os preços no mercado spot permanecem altos, mas cairão, ressalte-se. Dos 741 reais o megawatt-hora médio (MWhmed) em outubro, de acordo com a previsão do ONS, para 253 reais em setembro de 2015. O problema é que esse ainda é um preço alto: o triplo do que é pago no mercado de longo prazo.

Isso significa que o rombo das distribuidoras de energia permanecerá intocado no ano que vem. Para os consumidores, restará arcar com estes custos, independentemente de quem for eleito no dia 26 de outubro.

Com informações do Wikipedia e Coluna Radar, da Veja Online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s