Faltam 14 dias: Camilo precisa tirar 1% de Eunício ou ganhar 1% dos indecisos para ir ao 2º turno

euniciocamilo2
Eunício Oliveira (PMDB) liderou a primeira pesquisa realizada no dia 20 de julho com 44%, onde foram entrevistados 1.204 eleitores em 60 cidades do Ceará. Camilo Santana (PT) teve 14%, segundo pesquisa Ibope. A diferença era de 30 pontos.

O POVO/Datafolha também realizou uma pesquisa no dia 11 de agosto onde foram entrevistados 1.108 eleitores em 41 municípios. Eunício apareceu com 47% das intenções de voto e em segundo lugar, Camilo Santana com 19%. A diferença de 30 pontos, no mês julho, caiu para 28 pontos em agosto.

A pesquisa seguinte, também foi do O POVO/Datafolha, realizada no dia 2 de setembro, em 41 municípios do Ceará e Eunício caiu para 41% das intenções de votos e Camilo subiu para 31%. A diferença que era de 28 pontos despencou para 10 pontos.

A última pesquisa saiu neste sábado, 20 de setembro. O POVO em parceria com o jornal Folha de S. Paulo ouviram 1,2 mil eleitores com em 47 municípios do Ceará. O candidato Eunício se mantém estável na liderança, com 41% e sem qualquer oscilação depois de duas semanas. Camilo subiu mais 3 pontos e chegou a 34%, encurtando a diferença para 7 pontos.

Após 62 dias de pesquisas: Camilo cresceu uma média de 0,32% pontos percentual ao dia.

Com Eunício estagnado em 41% e Camilo crescendo nesse ritmo, faltando 14 dias para o 1º turno, podemos prever um crescimento de 4,48% para Camilo até o dia 5 de outubro. A metade dessa previsão já garantiria um 2º turno. Se o ritmo for mantido no 2º turno, Camilo venceria a disputa eleitoral. Mas alguns detalhes são importantes.

Detalhes importantes no momento atual

– Camilo precisa tirar votos de Eunício (1%) para ter certeza de um 2º turno ou precisa conquistar votos dos indecisos (1%), pois somente tirar votos dos outros candidatos não ajuda levar a disputa para o 2º turno, pois Eunício está com 51% dos votos válidos e para mudar esse cenário, somente tirando 1% dele ou ganhando dos indecisos.

– Eunício parece ter atingido a sua porcentagem mínima e máxima para o 1º turno, já que não oscilou na última pesquisa, dentro de um período de 2 semanas.

– Camilo não cresceu com o mesmo volume da pesquisa anterior e isto pode ter sido reflexo das últimas notícias negativas sobre Cid e Ciro, mas, daqui pra frente, sem haver provas nas matérias negativas, Camilo pode voltar a acelerar seu o crescimento.

– O mais importante para Camilo é que ele ainda não atingiu o seu limite de crescimento e seu ritmo de crescimento seria suficiente para ir ao 2º turno e ganhar as eleições.

Esses 14 dias na disputa final serão eletrizantes, mais que até mesmo a eleição de Roberto Cláudio em 2012, para prefeito de Fortaleza, quando Roberto entrou no 2º turno em desvantagem, mais de 2% atrás de Elmano, mas conseguiu virar o jogo, sendo eleito com 53% dos votos.

Anúncios

Um comentário sobre “Faltam 14 dias: Camilo precisa tirar 1% de Eunício ou ganhar 1% dos indecisos para ir ao 2º turno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s