Tempo há, mas é preciso saber aproveitá-lo

Está quantificado na pesquisa O OPOVO/Datafolha o desafio da candidatura governista do petista Camilo Santana na disputa pelo Palácio da Abolição. O pessoal do seu entorno espalha que as chances dele seriam muito boas, diante do favorito Eunício Oliveira, do PMDB, caso chegue ao horário eleitoral gratuito de rádio e TV, que começa terça-feira próxima, com pelo menos 20% das intenções de voto.

Por uma espécie de capricho do destino, mesmo que falemos de números cientificamente levantados, Camilo fica a apenas um ponto da tal meta, ou seja, aparece na pesquisa com 19% das intenções de voto colhidas. Sem “ajuda” dos demais candidatos, que apresentam 7% (Eliane Novais, PSB) e 4% (Ailton Lopes, Psol), o petista precisará muito se valer da força atrativa que o governo ainda exerce para reverter o quadro.

É grande o esforço público de Eunício para evitar qualquer sentimento de já ganhou que, a essa altura, realmente lhe poderia ser fatal. A cômoda situação na qual chega à nova etapa, com 47%, anda longe de representar que o quadro esteja definido e ele, de longa experiência na política, sabe disso como poucos. Por isso, a ordem é não afrouxar o ritmo e permanecer vigilante às investidas contra aliados, especialmente no Interior, que a cada dia se espera maiores.

O retrato de agora aponta um quadro ainda indefinido, mas com sinais bem claros de que a sua reversão futura exigirá uma chacoalhada nas campanhas colocadas em segunda, terceira e quarta posições. Cada minuto percorrido é um tempo ganho por Eunício Oliveira na corrida que, em termos de Ceará, deve mesmo chegar ao final em 5 de outubro.

Segundo turno, aqui, somente no caso de uma novidade de tamanho grande. O que é sempre possível de acontecer, mas nunca se conseguirá de maneira serena prever que surgirá, vide o espanto de todo mundo, agora, com a tragédia envolvendo Eduardo Campos e os seus efeitos ainda por mensurar no quadro da disputa nacional.

Guálter George
FONTE BLOG O POVO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s